Chevrolet Meriva
A Meriva é uma minivan compacta feita a partir da plataforma do Corsa|Corsa , lançada em 2002. Projetada na filial brasileira da General Motors , a Meriva tem motores 1.4 Econo.Flex de 105/99 cv (álcool/gasolina, respectivamente), e 1.8 Flexpower, de 112/114 cv. Ela é produzida apenas em São José dos Campos (SP) e em Zaragoza, Espanha. Feita para para substituir o Corsa Wagon, que na época 2001 apresentava baixos níveis de vendas em comparação aos seus principais concorrente na época(Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati).
A Opel , sucessora da GM na Europa, deu todos os créditos da produção da minivan Meriva para a Chevrolet brasileira, e acabou levando-a para a Europa, fazendo o caminho inverso de outros veíulos da Opel/Chevrolet, vindos de lá para cá.
O nome MERIVA é uma sigla, criada pela própria Chevrolet, embora esse nome esteja presente no Torá, Livro sagrado dos judeus e se pronuncia |meríva|, a GM afirma que o nome é uma junção aleatória de letras feitas pelo computador e nada mais. Seus principais rivais aqui no Brasil são: Nissan Livina , Citroën Picasso, Fiat Idea ,Honda Fit , Volkswagen Spacefox.
- M-Monovolume
- E-Elástico
- R-Revolucionário
- I-Inovador
- V-Versátil
- A-Ágil
Lançada em 2002, já como modelo 2003, a Meriva chegou com dois motores: 1.8 8v e 1.8 16v, e uma nomeclatura: CD. Em 2003, já modelo 2004, ela deixa as 16v e chega com motorização 1.8 Flexpower(um tanto gastão).Em 2004, a Chevrolet lança mais pacote de opicionais para sua minivan, acabando com a nomeclatura CD, e chegando com 4 novas versões: Joy, Maxx, Premium e SS (essa com visual mais agresivo e esportivo), todas com motores 1.8 Flexpower.
E assim ficou até metade de 2008, quando a Chevrolet lança a versão Easytronic , somente na versão Premium. Três meses mais tarde , notando que as vendas estavam ficando mais fracas pelo alto consumo do motor 1.8 Flexpower, adiciona em sua linha o motore 1.4 EconoFlex, que havia sido produzido na chegada do Chevrolet Prisma|Prisma e que deu um folego nas vendas do Chevrolet Corsa|Corsa , exclusivamente nas versões Joy e Maxx (que deixaram os motores 1.8). E o motor 1.8 aderiu totalmente o câmbio Easytronic, nas versões Expression (lançada especificamente para a versão automatizada), Premium e SS. Recebeu, também, uma leve reestilisação , aderindo a gravata cromada da GM sem o arco (nova linguagem da marca) , e lanternas traseiras cromadas, ficando parecidas com as do pai Corsa (com quem, aliás tem muitas semelhanças, por serem de mesmas plataformas).
Mesmo com a saída de linha do Corsa nos próximos anos, a Meriva não tem previsão para sair de linha, mas para uma nova geração.
No comments:
Post a Comment